Nossa Senhora de Fátima, a Rainha do Santíssimo Rosário

By | abril 27, 2016

Treze de maio de mil novecentos e dezessete. O que essa data guarda de importante?

Ela marca a primeira das seis aparições de Nossa Senhora para as crianças na cidade de Fátima em Portugal. As demais aparições vieram nos meses seguintes, sempre no mesmo dia 13, exceção feita ao mês de agosto quando a aparição ocorreu no dia 15.

Nossa Senhora de Fátima ou, como também é conhecida, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é umas designações atribuídas à Virgem Maria que mais encanta e conquista os fiéis ao redor do mundo, por ser, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas.

Tudo começou na Cova da Iria, a 2,5 km de Fátima, Portugal, quando sobre a copa de uma pequena árvore azinheira, três crianças, Lucia, Francisco e Jacinta afirmam terem visto uma “Senhora mais brilhante que o Sol”.

Era uma senhora vestida de branco, que irradiava uma luz extremamente clara e intensa. Sua face era indescritivelmente bela e transmitia um ar sério; as mãos juntas, apoiadas no peito e voltadas para cima, como se estivesse a rezar, da mão direita pendia um rosário e, usava um manto branco com as bordas douradas.

As três crianças que testemunharam o aparecimento, foram privilegiadas, mas de diferentes maneiras. As três eram capazes de ver a Senhora, mas Francisco não A ouvia; Jacinta A via e ouvia, mas não lhe falava; Lúcia via e ouvia, além de também falar com ela.

Fátima, Nossa Senhora

No começo as crianças se assuntaram, mas Nossa Senhora de Fátima as tranquilizara, dizendo para não temerem e que ela era do Céu. Nos diálogos com Lucia, Nossa Senhora clamou: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez”, além de pedir que “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra”.

Com uma mensagem de conversão e arrependimento, Nossa Senhora de Fátima, insistiu na oração do terço todos os dias e na importância de ser aprender a ler. Pois somente assim o mundo teria uma chance de paz.

No começo, ninguém acreditava nas crianças e estas, com medo das perseguições que sofriam, solicitaram inúmeras vezes à Senhora um milagre e a cura de algumas pessoas para que passassem a acreditar nelas. Porém, Nossa Senhora de Fátima, insistia que iria curar algumas caso elas se convertessem e rezassem o terço, mas que alguns ainda não teriam cura. Além disso, afirmava que: “Em outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo…  Em outubro farei um milagre para que todos acreditem”.

Mundo dos Católicos

As Aparições de Nossa Senhora de Fátima

13 de maio de 1917 – A Primeira

Nessa primeira aparição, Nossa Senhora solicita às crianças que retornem ao local, sempre no dia 13 por mais cinco meses, até outubro. Ainda fez um convite explícito aos pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores? ”

Depois da resposta positiva das crianças, solicitou que rezassem o terço todos os dias para alcançar a paz e o fim da guerra. E por fim, começou a Se elevar majestosamente pelos ares na direção do nascente, até que desapareceu.

13 de junho de 1917 – A Segunda

Na segunda aparição, havia junto das crianças cerca de 50 pessoas que também queriam ver Nossa Senhora mas esse privilégio era único das três crianças e assim, ninguém viu nada. Ao aparecer, Nossa Senhora Apareceu, começou o diálogo com Lucia:

Lucia: “Vossemecê que me quer? ”

Nossa Senhora: “Quero que venhais aqui no dia treze do mês que vem. Que Rezeis o Terço todos os dias, e que aprendais a ler. Depois direi o que quero”

Após isso, Lucia pediu a cura de uma pessoa doente, e Nossa Senhora lhe disse: “Se se converter, curar-se-á durante o ano. ”

Ainda nessa segunda aparição, Nossa Senhora disse que levaria Jacinta e Francisco em breve para o céu. Mas que Lúcia deveria ficar mais um tempo para que estabeleça no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. E depois, mostrou às crianças seu Coração cercado de espinhos, que pareciam estar cravados nele. Os três pastorinhos compreenderam que era o Coração de Maria, ofendido pelos pecados da humanidade, que queriam ser reparados. E então, sem esforços, elevou-se até desaparecer.

13 de julho de 1917 – A Terceira

Durante a aparição do mês de julho, Lucia fez alguns pedidos de conversões, de curas e de outras graças mas Nossa Senhora responde recomendando sempre a reza do Terço, que assim alcançariam as graças durante o ano.

Depois acrescentou:  “Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, e em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”.

Depois dessas palavras, deu uma breve visão do inferno às três crianças e concluiu: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.

Virgem do Rosário de Fátima

15 de agosto de 1917 –  A Quarta

Na manhã do dia 13 de agosto, os três pastorinhos foram sequestrados pelo administrador de Ourém, a cuja jurisdição pertencia Fátima. Sob a alegação de que os segredos de Nossa Senhora se referiam a um acontecimento político que acabaria com a República, recém instalada em Portugal. Como eles se negaram a revelar o segredo, mesmo tendo sido deixados sem comida e presos junto de criminosos comuns, o truculento administrador acabou por desistir e devolveu os três as suas famílias. Mas com isso, infelizmente eles  acabaram por perder a visita da Bela Senhora.

Porém, no dia 15 daquele mês, quando Lucia e Francisco estavam em uma propriedade de um de seus tios, num local chamado Valinhos, lá pelas 4 horas da tarde, começaram a se produzir as alterações atmosféricas que precediam as aparições na Cova da Iria e Jacinta fora chamada com urgência e conseguiu chegar a tempo para ver mais uma aparição da Bela Senhora.

Nessa aparição, com um aspecto mais triste, a Senhora pediu que rezassem muito pelos pecadores, pois diversas almas iam para o inferno por não ter quem peça e se sacrifique por eles.

 >>> Compre Imagens de N. Sra. de Fátima em  “Mundo dos Católicos” <<<

13 de setembro de 1917 – A Quinta

Foi nesta aparição que Nossa Senhora disse que Deus estava contente com os sacrifícios feito pelas crianças e que em outubro, ou seja, no próximo mês, Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo além de São José com o Menino Jesus, viriam para abençoarem o mundo.

Nessa visita, cerca de 20 mil pessoas estavam presentes e desta vez, foi notado um globo luminoso, que se movia, lenta e majestosamente pelo céu.

13 de outubro de 1917 – O Milagre do Sol

Na hora habitual, por volta do meio dia, sob uma chuva torrencial, uma multidão aglomerava-se e rezava o terço no local das aparições. Assim, como era habitual, ao aparecer, Nossa Senhora começou o diálogo com Lucia: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra; que sou a Senhora do Rosário; que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar, e os militares voltarão em breve para suas casas. ”

Depois, os pastorinhos viram, ao lado do Sol, o Menino Jesus com São José, que com a mão faziam gestos em forma de cruz, abençoando o mundo. Desaparecida esta visão, Lucia viu Nosso Senhor a caminho do Calvário, que traçou com a mão um sinal da Cruz, abençoando a multidão e também Nossa Senhora das Dores. Por fim aos olhos de Lúcia apareceu Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus ao colo, com aspecto soberano e glorioso.

E assim, as três visões recordaram, os Mistérios Gozosos, os Dolorosos e os Gloriosos do Santo Rosário.

Enquanto se passavam essas visões, a multidão assistiu de pé ao tão prometido milagre da Senhora – O Milagre do Sol.

No momento em que Ela se elevava da azinheira e rumava para o nascente, o Sol apareceu por entre as nuvens, como um grande disco prateado, brilhando com fulgor fora do comum, mas sem cegar a vista. E logo começou a girar rapidamente, de modo vertiginoso. Depois parou algum tempo e recomeçou a girar velozmente sobre si mesmo, à maneira de uma imensa bola de fogo. Seus bordos tornaram-se, a certa altura, avermelhados e o Astro-Rei espalhou pelo céu chamas de fogo num redemoinho espantoso. A luz dessas chamas se refletia nos rostos dos assistentes, nas árvores, nos objetos todos, os quais tomavam cores e tons muito diversos. Por três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos com medo pediam perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos.

Nesta data, havia cerca de 70 mil pessoas na Cova da Iria. Todos viram o fenômeno e ninguém duvidou do ocorrido e ousou zombar da credulidade popular. O mesmo fenômeno ainda fora avistado cerca de 40 km distantes do local da aparição da virgem.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

As Crianças de Fátima

A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora de Fátima – Nossa Senhora do Rosário, aumentou e se difundiu para o mundo todo, e hoje, em seu enorme santuário, milhares os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações.

 >>> Confira aqui 0 lançamento de Nossa Loja Virtual:  “Mundo dos Católicos” <<<

Oração a Nossa Senhora de Fátima

“Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração,  se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém. Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.”

Ainda, em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou uma oração aos meninos, que deveria ser orada quando rezarem o terço, após cada mistério: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem. “

Irmã Lúcia

No seu último livro, publicado em 2006, declarou que toda a mensagem subjacente às aparições de Nossa Senhora de Fátima é o seguinte:

“No decorrer de toda a Mensagem, a começar pelas aparições do Anjo, encontramos um apelo à oração e ao sacrifício oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores. Para mim, este apelo é como que a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos”. É aqui que assenta a base fundamental de toda a nossa vida sobrenatural: viver de fé, viver de esperança, viver de amor. ”

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A aparição de Nossa Senhora, está relacionada à Nossa Senhora do Rosário, pois foi com esse nome que a Virgem Maria teria se apresentado a Lucia e as outras duas crianças. Dado que a principal mensagem que trazia consigo era de pedido de oração do Santo Rosário. Assim, é aceito a combinação dos nomes, formando: Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Visto que existem muitos aspectos em torno da aparição, das mensagens e dos mistérios de Nossa Senhora de Fátima, eu fortemente recomendo a leitura desse artigo: A Mensagem de Fátima.

No mais, deixo o belo vídeo abaixo e que Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.

Leia também: Oração de Santa Catarina<<


Quer receber CONTEÚDOS EXCLUSIVOS de nosso site e ainda ganhar um E-BOOK GRÁTIS com algumas das principais orações católicas?

CLIQUE AQUI, se inscreva em nossa lista de membro VIP e não perca nenhuma novidade sobre nosso site!

One thought on “Nossa Senhora de Fátima, a Rainha do Santíssimo Rosário

  1. deivid soares

    muito linda estar historia , vamos mante nossa fe que tudo vai si resolver com fe em deus e nossos santos… no momento estou passando por uma situaçao meia complicada mas tenho fe que tudo vai fica bem isso e uma tempestade passageira logo logo estar vindo minha vitoria vou vencer todos os meus obstaculos .

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.