Nossa Senhora Aparecida – Mãe de Deus e Padroeira do Brasil

By | julho 9, 2015

Como poderíamos ter um site com as principais orações e histórias católicas se não mencionarmos nossa Santa Mãe, a mãe de todos os brasileiros, nossa padroeira… sim! Estou falando de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou apenas, Nossa Senhora Aparecida a Rainha do Brasil.

Sua história se remete aos anos de 1700, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal, em plena transição do ciclo da cana de açúcar para o ciclo da mineração, ou seja, em pleno período de escravidão – por isso, o seu Título Mariano Negro, tem um forte apelo simbólico relacionado à época em que a imagem foi encontrada.

Apesar de existir versões diferentes sobre os relatos de sua aparição, todos eles têm fundamentalmente a mesma essência e datam de 1717 quando da passagem do Conde de Assumar, então governante da província de São Paulo, pelo Vale do Paraíba, quando a Câmara da Vila notificou os pescadores que apresentassem o maior número de peixes que pudessem para garantir o almoço do dito governador.

Mesmo não sendo época de pesca, alguns pescadores laçaram-se seus barcos no Rio Paraíba e depois de horas de esforço e várias tentativas frustradas, quando estavam quase desistindo, o pescador João Alves, junto de seus companheiros Domingos Garcia e Filipe Pedroso, retirou dos fundos do rio, com sua rede, o corpo de uma imagem negra da Virgem Maria e ao lançar sua rede novamente, apanhou a cabeça da imagem. Acreditando que se tratava de um milagre, os três laçaram suas redes novamente e assim fizeram a melhor pescaria de suas vidas, trazendo tantos peixes que seus barcos quase afundavam.

Abaixo, deixo com vocês uma bela encenação do resgate da imagem de Nossa Senhora Aparecida, feita pela RGT para uma de suas telenovelas.

Durante os próximos anos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida que fora resgatada, permaneceu no vilarejo onde recebia a visita de inúmeras pessoas da região para rezas, novenas e agradecimento pelas graças alcançadas. Assim, a fama da Santa foi se espalhando e já não era somente os pescadores que vinham até o vilarejo, mas pessoas de todos os tipos e de todos os locais do Brasil. Como o local já não comportava mais tantos fiéis, por volta de 1735, a família decidiu por construir um oratório no Porto de Itaguaçu – local onde supostamente a imagem fora encontrada.

Mundo dos Católicos

Como a quantidade de seguidores não parava de crescer, existindo relatos até de que Dom Pedro I teriam visitado o oratório, em 1835 foi iniciado a construção de uma igreja maior. Porém, o vilarejo que crescia em torno da igreja não parava de crescer, até que em 1928 se emancipou, tonando-se o município de Aparecida. Logo em seguida, por decreto da Santa Sé, pelo então Papa Pio XI, Nossa Senhora Aparecida foi coroada Rainha do Brasil e Padroeira. Assim, em 1946 foi lançada a pedra fundamental da Basílica e a construção teve seu início em 1955, somente em 1980 ela foi consagrada pelo Papa João Paulo II e finalmente em 1982 ela recebeu a imagem, onde permanece até hoje.

Em junho de 1980, após a consagração da basílica, ficou decretado feriado nacional o dia 12 de outubro, quando é comemorado o aniversário de aparecimento da imagem, apesar de os dados sobre a data serem imprecisos, é esse dia que foi fixado pela Santa Sé. Além disso, no mesmo decreto, a República Federativa do Brasil reconheceu oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

ALGUNS DADOS CURIOSOS SOBRE A BASÍLICA.

Construído sob a forma de uma cruz grega, é considerado o maior santuário mariano do mundo e está entre os cinco maiores templos de devoção do mundo. Possui uma média de 10 milhões de visitantes ao ano, sendo que em 2014, mais de 12 milhões de pessoas visitaram a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, superando a quantidade de visitantes da Torre Eiffel em Paris, na França, que é o país mais visitado no mundo.

Ela tem cerca 180m de comprimento por 170m de largura, uma cúpula de 70m de altura e capacidade para abrigar até 45mil pessoas, com um estacionamento igualmente gigantesco para 10 mil veículos entre carros e ônibus.

A basílica é um dos poucos santuários do mundo que já recebeu três papas diferentes João Paulo II, Bento XVI e o atual Papa Francisco.

800px-Frente_da_Basílica_de_Nossa_Senhora_Aparecida,_Aparecida_SP

 

ALGUNS DADOS CURIOSOS SOBRE A IMAGEM

Apesar do simbolismo religioso, estudiosos apontam que o motivo dela estar no rio é que durante o período colonial, as imagens sacras, quando quebradas eram enterradas ou jogadas nos rios. Sua coloração negra, deve-se por ser feita em terracota e após o longo período no fundo do rio, teria perdido a cor original, pois na época que a imagem foi feita, era muito costumeiro usar da policromia, ou seja, seria um trabalho feito em diversas cores – Dado ao estilo, características e material da imagem, através de estudos chegaram à conclusão que a imagem teria ido feita por um monge de São Paulo, o frei Agostinho de Jesus.

A bela coroa de ouro, que conta com pontos de diamantes e rubis, e seu riquíssimo manto azul, foram ofertados pela Princesa Isabel durante sua passagem pela basílica em 1888. A coroação, só foi feita em 1904 após decreto do Papa Pio X e contou com a presença até do então presidente da República, Rodrigues Alves.

Em 1978, ainda na Basílica Velha, a imagem sofreu um atentado e dado ao seu material ser extremamente frágil, ela foi reduzida a centenas de fragmentos. A restauração ficou por conta de um grupo de restauradores profissionais e especialistas em imagens sacras do MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Fato é, que independente da autoria da imagem ou motivo que ela estava no rio, tudo isso pouco importa. As graças e milagres conferidos à Nossa Senhora Aparecida são inúmeros e não param de trazer esperança e conforto a incontáveis fiéis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

MILAGRES DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 Coloco aqui, os mais conhecidos milagres atribuídos à nossa Santa Padroeira.

A Libertação do Escravo Zacarias: Depois de fugir e novamente ser capturado, já no Vale Paraíba, o escravo Zacarias, preso por correntes tanto nos pés como nos pulsos, pediu permissão para rezar diante da imagem da santa. Tamanha era sua devoção que as correntes se romperam. Frente ao ocorrido e espantado com o milagre, seu senhor optou por liberta-lo.

O Cavaleiro Ateu: Quando um cavaleiro ateu, ao passar já pelo município de Aparecida, quis zombar com a fé dos demais romeiros e tentou invadir a igreja para destruir a imagem. Na vã tentativa, as patas de seu cavalo ficaram presas na escadaria da igreja e até hoje, pode-se ver as marcas da ferradura em uma das pedras, na sala dos milagres na Basílica Nova.

A Cura da Menina Cega: Ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, uma menina cega olhou diretamente para o Santuário e exclamou: “Mãe, como aquela igreja é bonita.” Estava. Milagrosamente estava enxergando perfeitamente, totalmente curada.

ORAÇÕES

NS_Aparecida Deixo para vocês, as orações mais conhecidas de Nossa Padroeira!

 Oração à Nossa Senhora Aparecida

“Querida mãe Nossa Senhora Aparecida,

Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,

Vós que sois a mais bela das mães

A quem eu amo de todo meu coração,

Eu vos peço mais uma vez

Que me ajudeis a alcançar uma graça;

E por mais difícil que seja, (pede-se a graça)

Sei que me ajudará

E acompanhará sempre

Até à hora da minha morte.

Amém”

 >>> Compre aqui Imagens de N. Sra. Aparecida – “Mundo dos Católicos” <<<

Oração à Nossa Senhora Aparecida (2)

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.

Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Oração de Nossa Senhora Aparecida para o Brasil

“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente.

Tende compaixão do vosso povo.

Socorrei os pobres, consolai os aflitos, iluminai os que não têm fé, convertei os pecadores curai os nossos enfermos, protegei as criancinhas, lembrai-vos dos nossos parentes e benfeitores guiai a mocidade, guardai nossas famílias.

Visitais os encarcerados, norteai os navegantes ajudai os operários, orientai o nosso Clero, assisti os nossos bispos, conservai o Santo Padre, defendei a Santa Igreja, esclarecei o nosso Governo, ouvi os que estão presentes, não vos esqueçais dos ausentes.

Paz ao nosso povo, tranquilidade para a nossa terra, prosperidade para o Brasil, salvação a nossa Pátria.

Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia.

Senhora Aparecida, o Brasil tudo espera de vós.

Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama.

Salve, Rainha.

Amém.”

 >>> Confira aqui 0 lançamento de Nossa Loja Virtual:  “Mundo dos Católicos” <<<

Oração à Nossa Senhora, antes de uma viagem

“Ó bondosa Santa Maria, que no teu peregrinar terreno conheceste as fadigas, e os perigos das viagens.

Protege estes teus filhos que vão iniciar uma viagem, acompanha-os em todo momento, vela por seu bem-estar e por suas necessidades.

Ajuda a que cheguem bem ao seu destino.

Que assim seja.

Amém.”

>>Leia também: PADRE FÁBIO DE MELO – ARTISTA, MAS PADRE ANTES DE TUDO!<<

>Leia também: PADRE MARCELO ROSSI – UM POUCO DE SUA HISTÓRIA<<


Quer receber CONTEÚDOS EXCLUSIVOS de nosso site e ainda ganhar um E-BOOK GRÁTIS com algumas das principais orações católicas?

CLIQUE AQUI, se inscreva em nossa lista de membro VIP e não perca nenhuma novidade sobre nosso site!

12 thoughts on “Nossa Senhora Aparecida – Mãe de Deus e Padroeira do Brasil

  1. antonio airton luciano alencar

    nossa senhora peso carecidamemte que mer proteja neste momento tao deficil na minha vida

    Reply
  2. Jorge Tadeu

    Nossa senhora inteceda junto ao Pai , para que eu possa alcançar a graça que peço humildemente ao Senhor nosso Deus.

    Reply
  3. Richarda

    Nossa senhora aparecida, me proteja em todos perigos e me ajude alcançar os meus objectivos

    Reply
  4. Katia

    Abençoa a minha vida nesse momento difícil d angustia e desespero q estou passando aquiera meu coração amem

    Reply
  5. Carmen Saraiva

    Nossa Sra Aparecida proteja meu pai que neste momento esta sendo operado do coração. Amém

    Reply
  6. Valéria

    Nossa senhora APARECIDA eu vos aclamo q tenha piedade de mim.da minha família q nos ilumine ,com sua infinita bondade,estamos passando por um momento mto difícil rogai por nós amém

    Reply
  7. alice

    nossa senhora por favo vais quer meus pais n brigue mais pq posso fica doente com essas coisa por favo me ajuda

    Reply
  8. Antonio

    Abençoe minha filha, minha família, amigos e de todos aqueles que não me lembro neste momento.. obrigado por tudo mãe.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.